O HUB de Inovação Pedagógica da UNIFIPA realizou, no dia 8 de outubro, a palestra “Revolução Digital e Inteligência Artificial na Educação Superior” ministrada pelo representante do MEC, Prof. Dr. Alexandre Nicolini, como parte do programa de Formação Continuada Docente. O encontro ocorreu no campus sede, reunindo mais de 40 docentes entre coordenadores e professores dos cursos de graduação da Unifipa.






Durante a exposição, o palestrante abordou as transformações promovidas pela revolução digital ao longo do tempo e os impactos da inteligência artificial (IA) na educação superior, especialmente nos processos de aprendizagem, avaliação e docência. Nicolini destacou como a tecnologia pode ser utilizada de forma estratégica por instituições de ensino superior, propondo reflexão sobre o repensar de cursos e programas com base em metodologias de gestão da aprendizagem e em projetos sinérgicos de ensino. O especialista também discutiu o atual cenário do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e seus resultados, relacionando-os à importância de práticas pedagógicas inovadoras e alinhadas às novas demandas educacionais.



Para a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Extensão, Assuntos Comunitários e EAD da Unifipa, Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno, o evento foi momento de atualização e reflexão sobre os desafios e possibilidades do uso consciente da IA no ensino superior. “O tema abordou importantes questões sobre ensino e aprendizagem na educação superior, sobre o uso consciente da inteligência artificial, de novas tendências de aprendizagem e da preparação do estudante como profissional do futuro, desenvolvendo habilidades técnicas e socioemocionais e o autoaprendizado contínuo, consciente, reflexivo e responsável”, destacou.
Com ampla experiência na área educacional, Alexandre Nicolini é Doutor em Administração pela UFBA, com estágio de doutoramento na Universidade Paris IX, Mestre pela EBAPE/FGV e Graduado em Administração pela UERJ. Especialista em Design Curricular e Projetos Pedagógicos, ENADE e aprendizagem por competências, acumula mais de 5 mil horas de consultoria e formação continuada em mais de 75 instituições de ensino superior, além de 60 artigos científicos e cerca de 900 citações em periódicos acadêmicos.