*Por Fábio Triunfo
Pequenos ajustes são ideais para quem quer mudar o visual de um espaço
Quando a casa precisa de uma mudança na decoração, mas o orçamento está baixo, vale apostar em transformações acessíveis. Mesmo que sejam mais simples, esses pequenos ajustes são ideais para quem quer mudar o visual de um espaço.
“É possível mudar ambientes gastando pouco. Para isso, basta ter criatividade, usar cores, papéis de parede e outros elementos que transformam ambientes, como peças de decoração. Outra dica é reformar alguns móveis”, explica o arquiteto Fábio Triunfo.
Segundo ele, com alguns truques, é até possível fazer um ambiente pequeno parecer maior. Um desses recursos é a utilização de espelhos. Eles aumentam a sensação de amplitude e até mesmo ajudam na iluminação.
“Os espelhos, quando colocados em locais estratégicos, ajudam a criar profundidade e largura. Outra opção é utilizar cores. Se eu tenho uma sala muito comprida, por exemplo, e quero fazer com que ela pareça mais estreita, eu uso uma cor escura em uma das paredes. Se o pé direito é muito alto e eu quero ter a sensação de maior aconchego, eu utilizo uma cor escura no teto. Então as cores ajudam muito na composição dos ambientes”.
Outra dica é evitar tons muito escuros em cômodos inteiros.
“No caso das residências, pintar um ambiente inteiro com cores escuras pode causar até mesmo claustrofobia. Além disso, as paredes escuras não conseguem refletir a luminosidade. Entretanto, dependendo do projeto arquitetônico, elas devem ser usadas para auxiliar no contexto geral daquele estilo. Mas, sem orientação e sem entender o motivo das cores escuras, é preciso evitar, afinal elas podem transformar a sua casa em um ambiente hostil e causar até depressão”.
Ainda de acordo com o especialista, além das cores, a decoração também afeta o humor das pessoas.
“A decoração é um fator importante para causar uma mudança de vida. Ela tem o poder de te empurrar para baixo, causar irritabilidade, depressão, mas também pode te levantar. Muitas vezes uma casa antiga, judiada pelo tempo, recebe uma pintura nova, um quadro com um lugar onde os moradores gostariam de estar, e isso ajuda muito a melhorar o humor e a autoestima”, finaliza Fábio Triunfo.
* Com mais de 11 anos de trabalho, o arquiteto Fabio Triunfo desenvolve projetos residenciais e comerciais, de construção, ampliação e reforma, com foco no bom relacionamento com o cliente, acompanhando-o da escolha do terreno até a escolha dos móveis.