MINI – Festival de Teatro Lambe-Lambe de Rio Preto apresenta dez espetáculos em três dias de programação gratuita

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Realizado em novembro pelo grupo Varanda Teatro, em sua primeira edição, evento irá ocupar espaços públicos de São José do Rio Preto (SP) com obras de três estados brasileiros e da Argentina e também ações formativas

No ano em que o Teatro Lambe-Lambe comemora três décadas de história, vem aí a primeira edição do MINI – Festival de Teatro Lambe-Lambe de São José do Rio Preto (SP). O festival será de 1 a 3 de novembro, com uma programação totalmente gratuita para todas as idades, apresentando dez espetáculos e também ações formativas.

A realização é do grupo Varanda Teatro, com fomento do Prêmio Nelson Seixas 2019, da Prefeitura de São José Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O projeto foi o vencedor na categoria Festivais e Mostras Independentes.

Com grupos dos estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo, além da Argentina, o MINI ocupará três espaços públicos de São José do Rio Preto: a Praça das Rosas, o Bosque Municipal e o Parque Ecológico Danilo Santos de Miranda. A programação busca difundir o Teatro Lambe-Lambe, que é considerado uma linguagem popular do teatro de formas animadas e ainda pouco conhecido pelo público em geral.

A técnica foi criada em Salvador (BA), em 1989, pelas arte-educadoras Denisi di Santos e Ismine Lima, que se inspiraram nos antigos fotógrafos de praças popularmente conhecidos como lambe-lambes. Desde então, a linguagem veio se desenvolvendo e apresentando novas formas pelo Brasil e pelo mundo.

As apresentações acontecem dentro de uma caixa cênica em miniatura, em uma espécie de “miniteatro”. Nas caixas, são encenados espetáculos de teatro de animação de curta duração, assistidos por uma ou duas pessoas por vez. Com o auxílio de fones de ouvido e um tocador de mp3, o espectador acompanha a história através de um pequeno buraco na caixa e espia um universo em miniatura, com iluminação, cenário e manipulação de bonecos, objetos ou sombras, criando um ambiente com todas as sensações que o teatro tradicional proporciona.

Ao longo dos três dias de festival, haverá 30 apresentações de caixas de Teatro Lambe-Lambe. Em cada dia, todos os espetáculos serão apresentados simultaneamente pelo período de duas horas, o que irá possibilitar ao público assistir a diferentes obras no mesmo local. “Com a realização do festival, visamos à democratização do acesso às artes cênicas em comunidades de diferentes regiões da cidade, estimulando a formação de público e possibilitando a fruição dos diversos espetáculos e suas reflexões, através da linguagem popular do Teatro Lambe-Lambe”, consideram os artistas do grupo Varanda Teatro.

Entre os nomes reconhecidos dentro dessa vertente das artes cênicas que marcam presença no MINI, estão suas criadoras, Denisi di Santos e Ismine Lima. A primeira se apresenta com o grupo Teatro Lambe Lambe da Bahia, sediado em Salvador, com o espetáculo “Ela no Caminho”, inspirado no poema “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade. Já Ismine Lima estará presente com a obra “O Professor Tinoco e seu Fiel Amigo”, do Teatro Lambe Lambe – um espaço para olhar, de Monte Verde (SP). A obra é uma antiga cena de um “Circo de Papel” adaptada para teatro lambe-lambe e trata da amizade entre seres diferentes.

Outros nomes de destaque também trarão suas obras para o Festival de Teatro Lambe-lambe de Rio Preto, como Tiago Almeida, diretor artístico do Grupo Girino, de Belo Horizonte (MG), coordenador do FESTIM – Festival de Teatro em Miniatura e editor da Revista Anima. Ele desenvolve pesquisas em teatro de bonecos, artes visuais e vídeo, e atualmente também é presidente da ATEBEMG – Associação de Teatro de Bonecos de Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte. Nesta primeira edição, o artista encena o espetáculo “Isto não é uma Caixa” e coordena a oficina Teatro de Papel, direcionada a alunos do Projeto Pic – Projeto de Incentivo ao Cooperativismo.

Da Argentina, o grupo Gabriela Clavo y Canela traz o espetáculo “Gato Negro”, concebido e interpretado por Gabriela Céspedes, que já se apresentou com seus bonecos em diversos festivais internacionais.

A Cia. PlastikOnírica, de Santos (SP), companhia comprometida com o desenvolvimento e disseminação da linguagem do Teatro Lambe-Lambe e que organiza mostras e ministra oficinas de introdução à prática, também marca presença no MINI, com dois espetáculos: “A Fiandeira” e “Saudade”.

A programação será encerrada com a roda de conversa “30 anos de Teatro Lambe-Lambe”, reunindo todos os artistas participantes desta primeira edição em um momento de troca e compartilhamento. Também faz parte do projeto a produção de um minidocumentário denominado “Espia só”, como forma de registro e divulgação do festival, além de disseminação e fortalecimento da linguagem Teatro Lambe-Lambe, a ser veiculado nas redes sociais.

Para os artistas do Grupo Varanda, o MINI – 1º Festival de Teatro Lambe-Lambe de Rio Preto, além da formação de público, justifica-se pela construção da diversidade artística no município no que diz respeito ao teatro de formas animadas, tão pouco explorado na cidade e no interior do Estado de São Paulo, assim como pela ampliação da visibilidade desta vertente artística no contexto regional, já que toda programação ocorrerá em espaços abertos de grande fluxo de pessoas.

Sobre o Varanda Teatro

Idealizador do MINI – Festival de Teatro Lambe-Lambe de Rio Preto, o grupo Varanda Teatro foi fundado em 2010 em São José do Rio Preto por Guilherme Hernandes e João Darte e tem sua pesquisa de linguagem em máscaras teatrais e no Teatro Lambe-Lambe. Desde sua criação, o grupo venceu três editais do ProAC – Programa de Ação Cultural, sendo o mais recente para a circulação do espetáculo “[Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe”. O grupo também foi vencedor de quatro Prêmios Nelson Seixas, da Prefeitura de São José do Rio Preto, e do Território Sesi (2018), e outros, além de ter participação em diversas mostras e festivais.

Serviço:

MINI – 1º Festival de Teatro Lambe-Lambe de Rio Preto. Realização: Grupo Varanda Teatro. Dias 1, 2 e 3 de novembro de 2019 – São José do Rio Preto/SP. Grátis. Livre.