Roda de memórias, palestras nas escolas e visita na Estação de Tratamento de Água marca as comemorações do Dia Mundial da Água (22/03)
A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu para o Dia Mundial da Água deste ano (22/03) o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, convidando as pessoas a repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, na escola, na comunidade, enfim, no dia a dia.
Em Mirassol e em Palestina, a Sanessol e a Esap, empresas de água e esgoto do grupo Iguá Saneamento e Aviva Ambiental, cumprem esse papel de responsabilidade social e ambiental todos os dias, oferecendo para os moradores água e esgoto tratados, preservando a natureza, os lençóis freáticos, o rio São José dos Dourados e os córregos que cortam as cidades.
Na comunidade
Realizar ações socioambientais faz parte da rotina do time de Responsabilidade Social e Meio Ambiente da Sanessol e da Esap no decorrer de todo o ano, porém neste mês de março as atividades foram intensificadas para celebrar o Dia Mundial da Água.
No dia 20 e último dia 16, foi realizado um projeto inédito “Roda de Memórias”, em que os idosos atendidos pela Vila Vicentina e pelo Centro de Referência de Assistência Social, em Mirassol e no Centro de Lazer, em Palestina, foram estimulados a falarem sobre as recordações afetivas com a temática da água. As melhores lembranças serão editadas e transformadas em uma minissérie que será divulgada via redes sociais e nos encontros nas escolas com crianças e adolescentes. A ideia é que essa geração tenha contato com essa visão de pessoas que não tinham água encanada em casa, buscavam água no rio para atividades do dia a dia e não tinham chuveiro.
Um dos participantes foi o senhor Mauro Martir, de 73 anos, nascido em Mirassol. Durante a atividade, os olhos dele brilharam ao descrever que quando criança ele, os irmãos e os amigos brincavam em uma ponte de madeira que existia no córrego Fartura e nadavam em piscinas na Grota Municipal. Lá, eles se divertiam e voltavam para casa de banho tomado. Em casa, tinha um poço, onde a mãe pegava água para fazer os alimentos e tomar seu banho em um chuveiro improvisado com balde, uma estrutura de madeira e uma cordinha. “Lembro quando usei pela primeira vez uma torneira parecia mágica. A água é o bem mais precioso das nossas vidas”, conta.
Já hoje (21/03) e no dia 24, mais uma edição do Sanessol das Escolas com a palestra “ A importância da água” está marcada no colégio Luís Carlos Matiel Pires, envolvendo 480 crianças e adolescentes. O objetivo é mostrar o quanto esse recurso é imprescindível para a vida de todos. Em Palestina, este projeto acontece no dia 23, na escola Izaltina Vicente Alvez, envolvendo 80 crianças e adolescentes.
No Dia Mundial da Água (22/03), um grupo de jovens da escola Cândido Brasil Estrela fará parte do programa Você no Saneamento, conhecendo de perto como funciona a Estação de Tratamento de Água, do bairro São José, responsável pelo abastecimento de 30% de Mirassol.
Para encerrar as comemorações, no dia 30, um grupo de alunos da escola Valentim Alvares vão conhecer de perto como funciona o sistema Central de abastecimento de água de Palestina, localizado na sede da Esap, e visitarão um poço de captação subterrânea.
“Consideramos esta data um momento importante para que toda sociedade pare e reflita sobre o seu papel na preservação desse bem tão precioso. Cuidar da água dessas cidades e despertar o interesse da população para este tema é nosso compromisso diário”, destaca o diretor geral da Sanessol e da Esap, Luís Guilherme Bizelli.