A Fundação Padre Albino (FPA), ciente da relevância social de seus serviços e do impacto que qualquer alteração pode gerar aos beneficiários do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), vem a público esclarecer os motivos que levaram à suspensão parcial do atendimento a partir de 1º de agosto de 2025.
Desde meados de 2024 a FPA tem buscado, de forma incansável e transparente junto ao IAMSPE, alternativas que possibilitassem a continuidade da parceria de forma sustentável. Durante todo esse período foram inúmeras as tentativas de negociação, com o firme propósito de assegurar o equilíbrio econômico-financeiro necessário para a manutenção dos serviços prestados.
Mesmo diante de grandes desafios, a instituição renovou, em 31 de maio de 2025, um dos contratos por mais 60 dias, em caráter excepcional, justamente para esgotar todas as possibilidades de diálogo e construção de uma solução definitiva. Foram realizadas novas reuniões, inclusive com gestores do IAMSPE, mas infelizmente não houve avanços suficientes que permitissem a continuidade do atendimento nas condições vigentes.
Importa destacar, ainda, que todas as tratativas foram conduzidas com responsabilidade e respeito, contando inclusive com o apoio da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP). Ainda assim, não foi possível alcançar um acordo que garantisse as condições mínimas para a sustentabilidade da parceria.
Assim, após comunicar com antecedência ao IAMSPE, não restou outra alternativa senão encerrar, a partir de 1º/08/2025, o contrato referente à assistência a saúde em regime hospitalar. O segundo contrato, concernente ao serviço auxiliar de diagnóstico e terapia (SADT), permanece ativo até 31/01/2026 e todas as obrigações assumidas serão rigorosamente cumpridas nesse período, até mesmo para que o IAMSPE tenha tempo hábil para adoção de medidas administrativas necessárias ao redirecionamento de sua demanda assistencial a outra unidade de saúde credenciada.
A decisão, difícil, porém pautada por critérios técnicos e éticos, reflete o compromisso da Fundação Padre Albino com a responsabilidade na gestão de recursos e com a continuidade de seus serviços assistenciais. Nosso maior compromisso é com a saúde e o bem-estar da população — e é justamente em nome desse compromisso que seguimos atuando com seriedade e transparência.
A Fundação Padre Albino agradece a confiança da comunidade ao longo dos anos e reforça que permanece imbuída do objetivo de construir soluções que garantam o melhor atendimento possível a todos.