Os documentários ‘O Voto’ e ‘Salve o Prazer’ são algumas das atrações até domingo no Curta!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Segundo episódio da série sobre o voto feminino nos EUA mostra divergências entre sufragistas 

Cena do documentário ‘O Voto’ (Foto: Divulgação/Curta!)

Ainda que o movimento sufragista tenha ganhado maior adesão e que o voto tenha sido adotado em alguns estados norte-americanos, ainda havia muito a se avançar para que todo o país fizesse o mesmo. Na segunda parte da série inédita “O Voto – A História das Sufragistas”, vemos que eram várias as divergências entre as componentes do movimento.

Além de questões regionais, raciais e geracionais em um momento em que já havia duas gerações de sufragistas, também eram debatidas as estratégias a serem tomadas. Porém, mesmo entre as discordâncias, as sufragistas conquistaram vitórias fundamentais para avançar em seus propósitos. A exibição é na Sexta da Sociedade, 06 de agosto, às 23h.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 5/08

21h – “Saudade (Série) – Ep. “Corpo e Saudade”

No quinto episódio da série “Saudade”, a coreógrafa carioca Deborah Colker, o diretor teatral paulista Zé Celso Martinez Corrêa e a dançarina portuguesa Olga Roriz definem como a saudade está presente na produção artística que utiliza a expressão corporal. Diretores: Paulo Caldas, Bárbara Cunha. Duração: 53 min. Classificação: 10 anos. Horários Alternativos: 06 de agosto, sexta-feira, às 1h e 15h; 07 de agosto, sábado, às 19h10; 08 de agosto, domingo, às 11h40 

 

PROMO: https://youtu.be/Fn84p8jVq84

FOTOS

https://drive.google.com/drive/folders/1MMWaix8lDFA09RDQpjobISl0U77yrGs0?usp=sharing

 

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 6/08

23h – “O Voto: A História das Sufragistas” (Documentário em quatro partes) – Episódio 2 

A segunda parte da série documental continua a traçar a ascensão da militância sufragista nos Estados Unidos. Embora estimulante para muitos, essa ação radical também gerou divisões. Diretor: Michelle Ferrari. Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 10 de julho, sábado, às 03h; 11 de julho, domingo, às 19; 

PROMO: https://youtu.be/q2X5OBhNICw

FOTOS

https://drive.google.com/drive/folders/19XYH-87Fc4ajZ98wocM-3EqYfbb-b9Sg?usp=sharing

Sábado – 7/08

20h10– “Geografia da Arte” (série) – Ep. “Yves Saint-Laurent + Marrakech”

Yves Saint Laurent era o mais importante estilista internacional nos anos 1970 quando se apaixonou pelo Marrocos. A partir de então, ele e seu companheiro, Pierre Bergé, mantiveram casas em Marrakech, desenvolvendo uma forte relação com a cultura local. Um retrato sobre o amor do estilista pelo paraíso marroquino, onde ele mantinha o mágico Jardin Majorelle, sua casa preferida e onde suas cinzas foram espalhadas após a sua morte, em 2008. Diretores: Guto Barra e Tatiana Issa. Duração: 52 min. Classificação: Livre.   

 

PROMO:  https://youtu.be/hbW3hnc2hu0

FOTOS: 

https://drive.google.com/drive/folders/1Ruq5UQDpGHoBAPJX-dDPx7WQcYabdUUE?usp=sharing

 

Domingo – 8/08

 20h30 – “Salve o Prazer” (Documentário)

Um mergulho na vida e obra do fotógrafo, cenógrafo e artista plástico Carlos Filho, conhecido como Cafi. Pernambucano radicado no Rio de Janeiro, ele participou da vida cultural brasileira durante quatro décadas, desde os anos 1960 até sua morte no réveillon de 2019. Entre os seus trabalhos, estão muitas capas históricas de discos de grandes nomes da música brasileira. Foram quase 300 no total, começando com o icônico “Clube da Esquina”. O próprio Cafi conduz a narrativa do filme, relembrando histórias, encontrando velhos parceiros e revelando novos olhares. Diretores: Lírio Ferreiar e Natara Ney. Duração: 52 min. Classificação: 14 anos. 

PROMO:  https://youtu.be/HmaB_okN7CQ

FOTOS:   

https://drive.google.com/drive/folders/1cUqSL-5fxKFPkyKTxNN_IhNF_JqGf6vb?usp=sharing

Sobre o Grupo Curta!

 O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

 

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 

 

Curta!On, o novo clube de documentários do NOW da Claro, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

 

Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros. Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. 

 

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.