Setembro chegou com a realização do Pesque e Preserve no Lago dos Ipês, no domingo, dia 1º. A atividade voltada à conscientização ambiental atraiu cerca de 1 mil pessoas, de acordo com a Guarda Civil Municipal. Essa foi a terceira edição do evento organizado pela Prefeitura de Catanduva e a Saec, junto a parceiros.
Foram quatro horas de atrações aos moradores, das 8 às 12 horas, que incluiu a competição de pesca esportiva – pesque e solte. A comissão organizadora entregou troféus para o primeiro e o segundo colocados.
Venceu a prova Manuela Hummel, de 5 anos, acompanhada dos pais. Ela fisgou um peixe, da espécie tabarana, de 340 gramas. Em segundo lugar, ficou Túlio Giglio que pescou um cágado, com 3,655 quilos. Ao todo, a comissão organizadora contabilizou 160 inscrições pela internet na página da Prefeitura.
No encerramento da atividade, foi feito sorteio de brindes. Integrantes do grupo Caiaque e Pesca entraram no lago para praticar a modalidade com os remos.
O Pesque e Preserve também teve atividades de orientação sobre a pesca segura e ambientalmente correta, atividades escoteiras, atrações de recreação e culturais para as crianças, exposição de animais taxidermizados e de equipamentos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Ambiental.
A Guarda Municipal aproveitou a movimentação para alertar sobre os perigos do cerol, com apresentação de material cortante apreendido em ocorrências. Já a Unidade de Vigilância em Zoonoses fez a orientação sobre a posse responsável de animais domésticos e a Secretaria de Meio Ambiente fez a doação de mudas.
Imagem: Comunicação/Prefeitura de Catanduva