Pista Sul da Imigrantes faz 20 anos: obra histórica aumentou capacidade de tráfego das rodovias que levam à Baixada Santista e inovou em tecnologia

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A capacidade da rodovia aumentou em quase 65%, saindo de 8,5 mil veículos/hora para 14 mil veículos/hora e já recebeu mais de 205 milhões automóveis em duas décadas

Inaugurada em 2002 com uso de tecnologia inovadora para trazer mais segurança aos usuários, a Pista Sul da Rodovia dos Imigrantes (SP 160) completa 20 anos neste sábado (17). É, até hoje, uma das principais obras do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo. A rodovia, administrada pela concessionária Ecovias sob supervisão da ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo, aumentou sua capacidade de tráfego em quase 65% com a realização da obra: passou de 8,5 mil veículos/hora para 14 mil veículos/hora.

A inauguração da pista que leva à Baixada Santista também ficou marcada pela construção do maior túnel do Brasil na época, com 3.146 metros. O posto foi perdido apenas recentemente – portanto quase 20 anos depois – com a inauguração de outra obra do Programa de Concessões Rodoviárias: a nova pista de serra da Rodovia dos Tamoios (SP 099). Entregue em março deste ano, o novo segmento da SP 099 conta com quatro túneis, o maior deles com extensão de 5.555 metros.

Sistema rodoviário

A construção da pista descendente, que vai do km 41, na região do Planalto, ao km 62, na Baixada Santista, também inovou ao compor o único sistema rodoviário do país – formado pela Anchieta/Imigrantes – a oferecer a possibilidade de inversão de sentido de pistas, permitindo que sejam oferecidas mais pistas em determinado sentido para agilizar o trânsito nas datas de maior fluxo, como feriados e férias. Antes de sua construção, a descida e subida da Serra eram feitas pela pista Norte da Imigrantes e pela Rodovia Anchieta (SP 150). Hoje, somente a pista Sul já recebeu mais de 205 milhões de veículos que seguiram para a Baixada nestes 20 anos. 

As inovações utilizadas na implantação são outro destaque da obra pois serviram de modelo para as construções rodoviárias atuais como a instalação de 42 jatos ventiladores (que suportam temperaturas de até 400º), sensores para atenuar os ruídos, sensores de gás carbônico, detecção de calor e medição de vento, e câmeras inteligentes de acidentes que transmitem as imagens aos Centros de Controle de Operações (CCO) da concessionária e permitem maior rapidez no atendimento ao motorista e resolução do problema.

Sustentabilidade da fauna e flora 

A adoção de soluções sustentáveis na construção da pista Sul também faz parte do pacote de inovações, incentivado pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo. O resultado das ações, como por exemplo o aumento da distância dos pilares usados na sustentação dos viadutos, de 45 para 90 metros, ajudaram a reduzir o desmatamento em comparação à construção da primeira pista, na década de 70. 

A manutenção da fauna também faz parte destas metas sustentáveis já que, antes do início das obras, os animais foram afugentados e remanejados para outras áreas. Aliás, toda fauna e flora é catalogada para se ter o controle das espécies encontradas. O tratamento é feito por meio de estações implantadas nos túneis com a utilização de um sistema de drenagem de líquidos tóxicos para evitar a contaminação dos lençóis freáticos. 

Pista Sul em números 

  • 21 km de extensão
  • 3 túneis
  • 9 viadutos
  • 85 câmeras
  • 3.146 metros é a extensão do maior túnel da pista (2º maior do Brasil)
  • 153 caixas de emergência contra incêndios
  • 42 jatos ventiladores
  • Construção: 420 mil metros cúbicos de concreto; 25 mil toneladas de aço
  • 4,5 mil pessoas trabalharam na construção 

 

Sobre a ARTESP

A ARTESP – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo – regula o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo há mais de 20 anos. Sob sua gerência, estão 20 concessionárias, que atuam em 11,1 mil quilômetros de rodovias, o que representa quase 41,1% da malha estadual, abrangendo 335 municípios.

A Agência também fiscaliza o Transporte Intermunicipal de Passageiros, exceto nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, de Campinas, da Baixada Santista, do Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba. Dentre as ações, realiza auditoria de frota, garagem e instalações, ações fiscais na operação das linhas regulares, nos terminais rodoviários e nas rodovias. Além disso, a ARTESP é responsável pela regulação da concessão de 27 aeroportos regionais.