Primeira Conferência Municipal de Educação debate caminhos para desenvolvimento do setor a nível nacional

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Conferência abordou temas como Gestão Democrática, Valorização Profissional e Financiamento Público
Professores e membros de comunidade interessada participaram da ação. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês.

O Departamento de Educação de Urupês realizou a Primeira Conferência Municipal de Educação nos últimos dias 18 e 19 de outubro no Centro Cultural Sebastião Gonçalves – “Teco”.

O objetivo do evento é reunir o governo e a população interessada para debater e colaborar na construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE) pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, no contexto da criação e implementação do Sistema Nacional de Educação (SNE).

Durante a Conferência, a Supervisora de Ensino do município, Márcia Regina da Silva Fernandes, apresentou três dos cinco eixos temáticos realizados pelo Fórum Nacional da Educação, e foram debatidos entre todos os presentes, são eles:

  • EIXO IV – Gestão democrática e educação de qualidade: regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação social nos processos e espaços de decisão;
  • EIXO V – Valorização de profissionais da educação: garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira, e às condições para o exercício da profissão e saúde;
  • EIXO VI – financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, visando à democratização do acesso e da permanência.

O evento foi aberto para toda a população, e contou com a participação de pessoas da comunidade, profissionais da educação e autoridades municipais.

De acordo com a Diretora do Departamento de Educação, Cleudia Ettruri, esta primeira Conferência Municipal representou o passo inicial para o futuro da educação do município e auxiliará na criação do novo Plano Nacional de Educação que será utilizado a partir de 2025.

“As conferências seguem as orientações do Fórum Nacional de Educação, e através disso os municípios têm metas para serem cumpridas que visam oferecer uma educação de qualidade aos alunos. Em Urupês sempre buscamos atingir todas as metas estipuladas”, finalizou Cleudia.