Saúde reforça equipe e ações de combate à dengue frente a estado de alerta

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu a primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) para Aedes aegypti deste ano. O índice obtido atinge 5,4%, acima do limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. O resultado aferido coloca o município em estado de alerta, quanto ao número de larvas encontradas.

 

Os agentes de endemias avaliaram 6.267 imóveis. Desses, 3 mil  estavam abertos para visita e 3.267 estavam fechados no momento da inspeção.

Os bairros com maior quantidade de larvas encontradas foram o Jardim Oriental, Parque Iracema, São Francisco, Jardim Imperial, Lot Morada dos Executivos, Pedro Nechar, Vila Soto, Centro, Jardim dos Coqueiros, Conj Hab Orlando Facci e Conj Hab Giuseppe Spina.

Durante a avaliação, os principais criadouros identificados foram: ralos internos e externos, bebedouros de consumo animal, vasos de planta, baldes, piscina, garrafa descartável, plásticos, latas, pneus, piscinas, lonas e depósito para construção. Como na última amostragem, entre os grupos de recipientes, se destacam criadouros passíveis de remoção.

Ação

Por estratégia a maior incidência de casos de dengue nesse período do ano, a Secretaria de Saúde reforçou, de forma prévia, o quadro de agentes de endemias. Por meio de empresa terceirizada foram contratados 30 novos agentes. Nesse contexto, mais 11 agentes serão convocados via concurso público em andamento.

Frente ao resultado da avaliação, esta semana, o trabalho está intensificado e parte da equipe tem sido direcionada a mutirões de eliminação de criadouros nesses bairros onde o índice larvário foi maior.

Conscientização

O setor pede a colaboração da população para receber os visitadores. O setor lerta para a importância do agendamento de visitas em caso de notificação em residência fechada. Para agendar visitar ou fazer denúncias: Disque-Dengue 3531-9200.