Teatro para pessoas com deficiências, artivismo e fotografia cinematográfica são temas de oficinas gratuitas da Cênica

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Inscrições estão abertas para total de 50 vagas. Atividades estão  acontecendo na sede da companhia rio-pretense desde quinta-feira, dia 17 de agosto

A companhia Cênica está com inscrições abertas para 50 vagas em três oficinas de artes gratuitas que realiza em São José do Rio Preto dentro de seu projeto de formação e difusão artística, o Território Cênico. Não há necessidade de experiência prévia. As atividades acontecem a partir desta semana, na sede do grupo, no Jardim dos Seixas.

 

A primeira é “Teatro e expressão corporal para pessoas com deficiências”, coordenada por Reni Trombi, arte educadora, professora especialista em educação inclusiva e professora de teatro inclusivo, na quinta-feira, dia 17, voltada a adolescentes a partir dos 15 anos, preferencialmente com deficiências intelectuais e/ou físicas. Será um momento de experimentação prática por meio de exercícios, jogos e interações, para um primeiro contato com o teatro e suas expressões artísticas que vão além dos limites do corpo e do cognitivo. O objetivo de incluir, experimentar e descobrir a arte a fim de contribuir para a formação integral dos participantes, elevando a autoestima, desenvolvendo a criatividade e socialização.

A segunda oficina é “Ensaios sobre Artivismo – Ações para Resistir”, conduzida pelo multiartista Murilo Gussi, diretor fundador do G.A.L. – Grupo de Apoio à Loucura, cujo repertório inspira a atividade, essa destinada a pessoas interessadas a partir de 16 anos. As pessoas participantes desenvolverão pequenas releituras a partir das ideias do grupo, gerando um roteiro a ser compartilhado com o público. Será de 19 a 27 de agosto, em quatro encontros.

 

Fechando a programação de oficinas do projeto em 2023, tem “Luz Guerrilha”, com o diretor de fotografia José Vitor Gomes, dias 16 e 17 de setembro, para interessados/as a partir dos 16 anos. Quem se inscrever terá contato com conceitos de iluminação, temperatura e cores, exposição, enquadramento, movimentação de câmera, setup de equipamentos, convenções e hábitos dentro do set de filmagem. A proposta é capacitar as pessoas para desenvolverem fotografia cinematográfica utilizando pouca ou nenhuma luz profissional. A atividade terá uma abordagem híbrida, com explicações teóricas ao longo de vivências práticas.

 

As inscrições podem ser feitas a partir do link https://linktr.ee/CiaCenica. Basta escolher a atividade e preencher o formulário.

 

O projeto Território Cênico é uma realização da Cênica viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Edital de Manutenção e Modernização de Espaços Culturais Independentes/2022.

 

Sobre a Cênica

Companhia teatral de repertório fundada em 2007, conta com onze espetáculos em circulação, concebidos para palco, rua, espaços alternativos e ambiente virtual. Ao longo de sua trajetória, suas pesquisas têm sido pautadas no teatro popular, na dramaturgia autoral, na música ao vivo enquanto elemento dramatúrgico e na ocupação de ruas e espaços não convencionais. Para além de suas produções artísticas, a companhia mantém, em sua sede, o projeto Território Cênico, voltado à pesquisa, formação e difusão artística-cultural, e realiza a Mostra Cênica Resistências.

 

PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS

 

Teatro e expressão corporal para pessoas com deficiências, com Reni Trombi

Sinopse: Momento de experimentação prática por meio de exercícios, jogos e interações, para um primeiro contato com o teatro e suas expressões artísticas que vão além dos limites do corpo e do cognitivo. O objetivo de incluir, experimentar e descobrir a arte a fim de contribuir para a formação integral dos participantes, elevando a auto estima, desenvolvendo a criatividade e socialização.

CARGA HORÁRIA: 3h | VAGAS: 20

PÚBLICO ALVO: adolescentes a partir dos 15 anos, preferencialmente com deficiências intelectuais e/ou físicas.

QUANDO: 17/8 – quinta-feira – das 9h às 12h

ONDE: Sede Cênica (Av. das Hortências, 263, Jardim dos Seixas)

INSCRIÇÕES GRATUITAS: https://linktr.ee/CiaCenica

 

Mini currículo: Reni Trombi é arte educadora, professora especialista em educação inclusiva e professora de teatro inclusivo há mais de 10 anos.

 

Ensaios sobre Artivismo

 – Ações para Resistir”, com Murilo Gussi

Sinopse: A atividade propõe o desdobramento da pesquisa teórica “Ensaios sobre Artivismo – OQ da Queer e qual de GAL”, realizada em 2021, e a construção de um circuito cênico de “reprise” dos processos de GAL através de uma vivência. Para isso, operará em etapas que vão de exposições teóricas a laboratórios e programas performáticos. A partir do material disponibilizado pelo repertório de GAL, os participantes desenvolverão pequenas releituras “vestidas” com a “arara” de ideias do grupo. O dispositivo gerará, por meio dos treinamentos e repetições, um roteiro a ser celebrado junto ao público.

CARGA HORÁRIA: 16h | VAGAS: 20

PÚBLICO ALVO: Pessoas interessadas a partir de 16 anos

QUANDO: 19/8, 20/8, 26/8 e 27/8 – sábados e domingos – 14h às 18h

ONDE: Sede Cênica (Av. das Hortências, 263, Jardim dos Seixas)

INSCRIÇÕES GRATUITAS: https://linktr.ee/CiaCenica

 

Mini currículo: Murilo Gussi é um multiartista que investiga o hibridismo de linguagens em produções teatrais que abordam temáticas consideradas urgentes como a interseccionalidade e as intolerâncias sociais. Iniciou sua trajetória artística em 2003 e tem em seu currículo mais de 50 espetáculos. Diretor fundador do grupo de teatro e performance GAL em 2010 e desde 2008 realiza oficinas culturais como arte educador em São José do Rio Preto e cidades da região.

 

Luz Guerrilha, com José Vitor Gomes

Sinopse: Conceitos de iluminação, temperatura e cores, exposição, enquadramento, movimentação de câmera, setup de equipamentos, convenções e hábitos dentro do set de filmagem são alguns dos conteúdos oferecidos nesta oficina que tem como objetivo capacitar as pessoas para desenvolverem fotografia cinematográfica utilizando pouca ou nenhuma luz profissional. A atividade terá uma abordagem híbrida, com explicações teóricas ao longo de vivências práticas.

CARGA HORÁRIA: 12h | VAGAS: 10

PÚBLICO ALVO: Interessados acima de 16 anos

QUANDO: 16 e 17/9 – sábado e domingo – 15h às 21h

ONDE: Sede Cênica (Av. das Hortências, 263, Jardim dos Seixas)

INSCRIÇÕES GRATUITAS: https://linktr.ee/CiaCenica

 

 

Mini currículo: José Vitor Gomes participou de cursos como o Intensivo de Cinema no Instituto Latin American Films, Fotografia para Cinema pela Academia Internacional de Cinema e Fotografia e Cinematografia, com Alziro Barbosa. Orientou oficinas em audiovisual pelo Sesc Rio Preto e Oficina Cultural Fred Navarro, com o Cinexpresso Curso Livre de Cinema. Foi Coordenador de Fotografia, Som e Montagem dos curtas “Ariadne”, “Xeque Mate” e “Hemisfério FerDnando”, Diretor de Fotografia e Operador de Câmera dos curtas “O Homem de Bem”. (2016), “Solicita Alma” (2019), “Obsesso” (2019), Operador de Câmera nas apresentações Virtuais da obra “CORPOMÁQUINA” (2020) e Diretor de Fotografia do curta “O Resto de Nossas Vidas” (2021).