Urupês inaugura serviço para atendimento gratuito a casos especiais e moderados de transtornos mentais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Ação vai na contramão da média global, que carece de investimento no trato da saúde mental, de acordo com relatório da OPAS

Começaram, nesta segunda-feira (14), os atendimentos no Ambulatório Multiprofissional Especializado em Saúde Mental (Ament), serviço oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Urupês que vai prestar atendimento a pessoas com transtornos mentais prevalentes e de gravidade moderada, como transtornos de humor, de ansiedade e dependência química.

O atendimento se difere daquele que já é prestado atualmente nas Unidades de Saúde de Urupês, com as sessões de psicoterapia, pela gravidade do caso. Enquanto essas sessões abordam casos mais leves, o Ament visa atender situações mais avançadas e, para isso, dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatra, psicólogo e assistente social.

O objetivo é ampliar o acesso à assistência em saúde mental para pacientes com idade igual ou superior a 12 anos. O serviço atende casos de depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, dentre outros, incluindo aquelas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas.

Na contramão do resto do mundo

Em Urupês, o intuito tem sido investir no trato da saúde mental, o que vai na contramão do cenário global de déficit de investimentos, tido como “decepcionante” pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).

Dados de plataformas online especializadas em cuidados com a saúde mental estimam que mais de 80% dos brasileiros possuem algum transtorno mental. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 18,6 milhões de brasileiros são impactados pelo transtorno de ansiedade, que também é responsável por mais de um terço do número de pessoas incapacitadas nas Américas.

“Sabemos como a pandemia afetou negativamente a saúde mental das pessoas. Oferecer um programa de acolhimento e tratamento em um período que deixou tantas marcas é fundamental. Nossa esperança é conseguir trazer mais saúde e dignidade para a vida dessas pessoas”, conta o Prefeito Bica.

A Secretária de Saúde, Cristina Camargo, reforça que o serviço é oferecido gratuitamente em todas as etapas: desde o atendimento até o fornecimento das medicações e, em casos mais graves, a internação.

Como fazer parte do Programa

Para solicitar atendimento no Ament, o usuário deve ser encaminhado por profissionais clínicos das Unidades de Saúde do Município. Os atendimentos acontecem durante a semana na Unidade Básica de Saúde do Centro.