A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, criou um novo book virtual de animais para incentivar a adoção. As fotos de cães e gatos, com suas características, podem ser conferidas no link adote.catanduva.sp.gov.br. Eles são adultos, castrados, vacinados e desverminados.
Ao todo, 69 animais vivem na Unidade de Vigilância em Zoonoses. Desses, 36 cães e 33 gatos foram fotografados por estar em condições de ser adotados. O restante tem algum tipo de restrição, por precisar de cuidado veterinário constante, medicação controlada ou por ser agressivo.
Do começo do ano até agosto, 31 animais foram adotados. Essa é a segunda etapa da campanha que teve início em 2018. No ano passado, 37 animais garantiram um lar, a maior parte contabilizada no período de divulgação.
De acordo com a unidade, para adotar um animal é necessário ter mais de 18 anos, apresentar um documento pessoal e comprovante de residência. A recomendação é levar guia ou caixa de transporte no momento da adoção.
No ato, equipe da unidade chama a atenção dos interessados sobre os cuidados e a guarda responsável. A veterinária Natália Ambrósio afirma que a decisão em adotar deve ser consenso familiar. “É fundamental que todos da residência compartilhem da mesma ideia, avaliem se possuem tempo e espaço suficiente para receber o animal”.
Algumas necessidades dos animais devem ser supridas, como o fornecimento de alimento e água de qualidade e em quantidades suficientes e adequadas à espécie, além de visitas regulares ao veterinário para os cuidados preventivos, assim como curativos. Passeios regulares devem ser realizados somente com a utilização de guia, para evitar a ocorrência de fugas e acidentes.
Atualmente, o recolhimento de cães e gatos pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) é seletivo. São apreendidos somente animais suspeitos de portar alguma zoonose de relevância para a saúde pública.
Parte dos animais recolhidos tem histórico de atropelamento. Diante disso, a unidade destaca a necessidade de identificação do animal, assim como a prevenção de fugas, sendo dever dos tutores criar seus animais domiciliados.
Serviço
Unidade de Vigilância em Zoonoses
Endereço: Estrada Vicente Sanches, Km 3
Telefone: 3524-2445